Mancando Livre: AUDAX etapa Porto Alegre - Prova Ciclística de Resistência
Subscribe
Youtube
Heart

(a pedido)

Dia 14 de Março vai ocorrer em Porto Alegre-RS mais uma etapa do AUDAX

Esta etapa será a de 200KM

Veja as datas:
·200 km - 14/3/2010 (Inscrições Abertas!)
·300 km - 17/4/2010
·400 km - 15/5/2010

Recomenda-se que os participantes estejam no local da prova até as 5:00hs da manhã do dia 14/03. Pois a largada se dará às 06:00 da manhã e a prova se estenderá por todo o dia até as 19:30hs, sendo este o horário limite para que o último participante cruze a linha de chegada.

Como itens obrigatórios os participantes deverão portar:
- capacete
- colete refletivo
- farol - com muitas pilhas

Recomenda-se:
- o uso de luvas;
- garrafas cheias de água ou isotônico
- e celulares com as baterias carregadas


- Trajetos e PC's (postos de controle):

DC Navegantes, Pontes, BRS-290, passando reto pela entrada de Charqueadas, até o km 50,08 - Restaurante, Pizzaria e Lancheria Kolyna (PC1). Segue até o km 51,93 - Restaurante e Churrascaria Bom Gosto. Retorna pela BRS-290, entra na BRS-116, em direção à Guaíba, chegando até o km 93,26 - Posto Guaibão Latina (PC2). Segue em direção à Barra do Ribeiro, até o km 133,66 - Restaurante das Cucas (PC3). Pedala mais 300 m, em
direção à Tapes, retornando pela BRS-116, até o DC Navegantes.

Dúvidas?! acesse: Clube Audax


Saiba mais sobre o que é e como funciona o AUDAX:

::O QUE É O AUDAX?

A palavra "Audax" vem do latim, audacioso, corajoso, é o nome dado no Brasil a este evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente também pelo nome de "randonnée".

O grande foco dos eventos Audax no Brasil é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana no seu próprio ritmo (em francês, allure libre), terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. Vale salientar que na França tal estilo de evento é chamado de randonnée, enquanto no Reino Unido utiliza-se termo Audax.

Este uso conflituoso da nomenclatura do evento tem causado alguma confusão, ainda mais tendo-se em vista que a entidade que organiza o Randonneur Paris-Brest-Paris é o Audax Club Parisien.

Além do tempo estabelecido, deve ser observado o regulamento, que exige equipamentos de segurança a serem aplicados tanto no equipamento quanto usados pelo ciclista: capacete, luzes dianteira e traseira afixadas à bicicleta, pilhas reservas e colete refletivo.



::O QUE É “AUDAX BRASIL” E SEUS OBJETIVOS?

O Audax Brasil é um clube sem fins lucrativos cujo objetivo e promover, motivar e aplaudir os esforços daqueles ciclistas que desejam testar seus limites pessoais combinando os prazeres das pedaladas com as exigências do ciclismo de longa distancia.

O Audax Brasil é membro dos "Lês Randonneurs Mondiaux" (LRM)* e está habilitado a qualificar ciclistas para participar dos eventos dos LRM no Brasil e exterior.* O LRM é a entidade na qual todas os Clubes de Audax do mundo estão ligados tendo sido criado pelo Audax Club Parisien.

A lista de todos os países com representação pode ser vista aqui. Os eventos do Audax Brasil são abertos a qualquer ciclista com forma física razoável. Qualquer tipo de bicicleta é permitido (tandems, triciclos, reclinadas etc) desde que seja impulsionada apenas por um ou mais ciclistas.

Nossos principais eventos são as pedaladas conhecidas como brevets (certificados de capacidade) de 200km, 300km, 400km, 600km e 1000km que são homologadas pelo LRM. Estes eventos são abertos aos ciclistas em geral.

Os outros eventos de longa duração organizados pelo Audax Brasil são os Audax, os Ralís e os Desafios.


::HISTÓRIA

1891 - 1ª Paris-Brest-Paris. Surge como prova competitiva, mas são aceitos cicloturistas entre os participantes. O vencedor é Charles Terront. Decide-se realizar a prova a cada 10 anos.

1897 - Em 12 de junho daquele ano, um grupo de cicloturistas italianos percorreu 230km entre Roma e Nápoles. Pela audácia da façanha, considerando-se as condições e equipamentos da época, denominou-se a mesma como "Audax".

1904 - Henri Desgranges, criador do Tour de France, criou o Audax Francês, tal como o Audax Italiano, e delegou ao Audax Club Parisien a realização dos Brevets Audax na França.

1931 - O Audax Club Parisien organiza uma prova cicloturista junto a uma prova competitiva.

1951 - Fim da prova competitiva. A partir deste ano a Paris-Brest-Paris se converte definitivamente em uma prova cicloturista, e se realiza a cada 5 anos.

1971 - A Paris-Brest-Paris começa a ser celebrada a cada 4 anos.

1983 - Criação do "Randonneur Mondiaux". Fundado pelos clubes organizadores de brevets, foi criado para impulsionar as provas de e acima de 1200 km. Países fundadores: França, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

1999 - O gaúcho Kayo Oliveira tornou-se o primeiro brasileiro a completar os 1.200 km do Paris-Brest-Paris.

2003 - É fundado o Clube Audax Brasil. Realiza-se a primeira série de brevets no Brasil. Naquele ano os ciclistas Bill Presada e Manuel Terra se tornam os primeiros brasileiros a completar todos os brevets com êxito. Bill Presada recebe o "Audacioso do Ano". Em agosto daquele ano, o carioca Manuel Rama Terra torna-se o segundo brasileiro a participar e concluir a Paris-Brest-Paris.

2004 - O Clube Audax Brasil realiza brevets em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No brevet de 200 km de Porto Alegre, 215 participantes alinham-se para a largada. Naquele ano, o brasileiro de Lajeado, Paulo Roberto Bagatini participa da prova de 1.200 km, na Austrália, mas sem finalizá-la.

2005 - Em uma prova de 400 km em Campinas/SP, um ônibus invade o acostamento e mata Alexandre Luz, Vice-presidente do Clube Audax Brasil. Após esse ocorrido a direção da entidade decidiu cancelar as provas restantes do calendário. No Rio Grande do Sul haviam sido realizadas as provas de 200 e 300 km, e a Organização local das provas decidiu concluir o calendário previsto, realizando provas de 400 e 600 km, mas que não foram submetidas a homologação pelo Audax Clube Parisien. Porém essas provas observaram as mesmas regras, exigências e formato necessário para serem homologadas. Rosane Silveira Gomes torna-se a primeira brasileira a concluir uma série completa de provas de 200, 300, 400 e 600 km em conformidade com as regras previstas para a modalidade. É fundada a Sociedade Audax de Ciclismo, com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É instituído o Troféu "Alexandre Luz", outorgado a todos que completam uma série de provas que seja organizada pela Sociedade Audax de Ciclismo.
Rosane Silveira Gomes se torna a primeira mulher a conquistar o brevet de 600 km no Brasil.

2006 - Os brevet realizados em SP, RJ, Santa Cruz do Sul 200km e Lajeado 200 km são homologados.
Os brevets realizados em Porto Alegre, RS, não são homologados. Entre estes brevets está o brevet de 600km onde a ciclista Romi Pedde Muss se torna a segunda ciclista brasileira a conquistar um brevet de 600 km.

2007 - 14 ciclistas brasileiros e estrangeiros residentes participam do Paris Brest Paris 1200 km de 2007. Todos estes ciclistas recebem a medalha de Super Randonneur 2007 ( modelo 2007 até 2010).
Luiz M. Faccin, Erich Brack e David E. E. Dewaele a medalha do Paris Brest Paris 1200 km. Adriano Formiga a Luiz R. V. Lazary conquistam a medalha sem o brevet ( espécie de recordação do PBP 2007) por haverem concluído o percurso.

Fonte: AUDAX Brasil

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário