Mancando Livre: Aviões X Cinzas Vulcânicas - Saiba Mais
Subscribe
Youtube
Heart




Foto: Agência Reuters



Motores de aviões não estão certificados para resistir às cinzas

Os motores dos aviões são sensíveis às cinzas expelidas pelos vulcões, mas a certificação atual não leva em consideração este fenômeno, considerado muito raro, explicou nesta terça-feira o presidente da Safran, uma das maiores empresas do mundo responsáveis pela produção de motores.

"Os motores são protegidos de elementos como chuva, granizo, areia. As cinzas de vulcões são acontecimentos muito raros e variáveis", explicou Jean-Paul Herteman, presidente da Safran, empresa matriz da produtora de motores de aviões Snecma.

"Os motores são máquinas que aspiram uma quantidade extraordinária de ar. São sensíveis a partir de um certo nível de ingestão de cinzas", disse Herteman.

No entanto, a resistência às cinzas vulcânicas não entra nos critérios de certificação de motores impostos pelas autoridades.

"É um tema não tratado pelos regulamentos de certificação aérea e civil", explicou.

Fonte: AFP (Agency France Press)


Meus comentários..

pra quem não entende muito de aviação vou explicar de maneira bem simples..

Por regra quanto mais altitude o ar além de mais limpo é também mais escasso, por isso (explicando a grosso modo) ele recebe o nome de "ar rarefeito".. e em grande altitudes (que é o caso dos aviões de grande porte), praticamente não existe sujeira no ar.. isso sem falar na força da gravidade (que puxa tudo pra baixo)..
então.. (ainda explicando de forma bem superficial), o caso das cinzas vulcânicas é diferente, porque possuem partículas bem mais leves do que a areia por exemplo.. e são facilemtne transportadas a grandes distâncias, exatamente como está ocorrendo..

e tem mais.. as partículas das cinzas são tão minusculas que se aderem facil a qualquer coisa.. quer um exemplo?? esquece as cinzas da churrasqueira.. essa não vale.. mas que tal o pó de cimento?? quem já derrubou pó de cimento em qualquer quantidade sabe bem do que estou falando.. faz a maior sujeira, fica impregnado em qualquer coisa, e tu lava, lava, lava e ele nunca sai por completo.. entendeu?! Agora imagina o mesmo efeito só que na turbina de um avião com 300 vidas a bordo!!

Observação:
alterei a imagem da postagem devido a uma reclamação recebida pelo "suposto" proprietário da imagem. Porém o mesmo não apresentou nada que revela ser o próprio.
A começar por seu próprio perfil no blogger, que nem se quer contém sua imagem..
Mas está ok, pois a ideia aqui é informar as pessoas e não fazer propaganda e nem promover ninguém..

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário