Mancando Livre: Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa sábado
Subscribe
Youtube
Heart

No próximo sábado é dia de se vacinar contra a paralisia infantil. A Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de manter a erradicação da poliomielite no País. Crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas. Nesse dia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove mais uma festa da saúde: é a 17ª edição do Fiocruz Pra Você, das 8h às 17h, no campus de Manguinhos.

Depois de tomarem a gotinha, crianças e responsáveis poderão assistir a uma série de eventos programados, como o balé com a Cia. Dançando Para Não Dançar, que apresenta a mais nova montagem do grupo – Favela, às 15h, no palco montado em frente ao Castelo.

Com a contribuição do projeto Dançando Para Não Dançar e dos diferentes grupos culturais e de assistência à saúde que participam do evento todos os anos, em 2009 foram vacinadas 3.481 crianças, em Manguinhos – ou seja, 6% a mais do que em 2008. A meta deste ano é atrair para o campus cerca de 5.000 crianças. Este é o décimo ano em que o grupo é convidado para apoiar o Fiocruz Pra Você.

Em 2004, mesmo antes da oficialização da companhia de dança (que ocorreu em 2007), os bailarinos do projeto já se apresentavam em palcos montados em praças, praias, parques, feiras populares, comunidades, estações de trem (Central do Brasil) e metrô, além das apresentações a convite de instituições, públicas e privadas, como escolas, universidades e até mesmo em presídios.

Apresentaram-se também em diferentes teatros, inclusive no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Também se exibiram no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o projeto recebeu o Prêmio “Objetivos do Milênio”, em 2005.

Sapatilhas solidárias – O Dançando utiliza o perfil lúdico do balé clássico como instrumento de inclusão social e de cidadania. Os principais alvos são a profissionalização de jovens, o incentivo à participação cultural e o combate à exclusão social, ao proporcionar acesso à formação em uma profissão que dificilmente jovens carentes ingressariam. Hoje, atua em 15 comunidades, além da escola de dança no centro da cidade, e atende aproximadamente a 1.000 crianças e jovens.

O projeto é patrocinado pela Petrobras, desde 1997, e tem como parceiros o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a Vídeo Filmes, o Governo do Estado do Rio de Janeiro (através da Secretaria de Cultura, Faperj e Programas Mais Cultura), Ponto de Cultura e Cultura Viva.

Tem parcerias com os apoios das Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira, dos Cieps Ayrton Senna, Salvador Allende e João Goulart, do Teatro Leblon, do Teatro das Artes, da UniverCidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs, do Instituto Master de Cultura e do Centro Calouste Gulbenkian, além de convênios mantidos com a Staatliche Ballettschule Berlin e Balé Nacional de Cuba.


Dica: @alicerodrigues

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário