Mancando Livre: Abertura do mercado de TV a cabo expõe embate entre Net e Oi
Subscribe
Youtube
Heart

O aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as operadoras de telefonia entrem no mercado de TV a cabo expôs o embate entre dois gigantes do mercado: a Net e a Oi. Nos bastidores, fala-se que a maior resistência ao fim das restrições no segmento de TV a cabo é da Net, líder de mercado em diversos locais, inclusive no Rio de Janeiro (sede da Oi) e em São Paulo (sede da Telefônica).

"A Oi, por exemplo, perde 200 mil clientes por mês de telefonia fixa. Para onde vão esses clientes? Para a Net, em sua maioria, pois ela tem a vantagem de oferecer a ele a TV a cabo, a banda larga e o telefone fixo em um único pacote e por um preço que as concessionárias não conseguem oferecer", revelou uma fonte do mercado.

Dados da Teleco, consultoria especializada no setor, mostram que do fim de 2008 ao primeiro trimestre deste ano, o grupo formado por Net e Embratel foi o único que teve aumento de número de linhas de telefones fixos, saltando de 5,36 milhões para 6,68 milhões. Só o Net Fone, serviço operado pela Embratel e vendido nos pacotes da companhia de TV paga, passou de 1,8 milhão para 2,67 milhões no período. E no último balanço divulgado pela Net, a companhia relata que 89% dos clientes de banda larga têm o telefone fixo atrelado ao serviço.

Na mão contrária, estão Oi e a Telefônica, que viram seus números de linhas ativas despencarem. A base de clientes de telefonia fixa da Oi (incluindo a Brasil Telecom) regrediu de 22,07 milhões para 21,09 milhões. No grupo espanhol, por sua vez, os números passaram de 11,67 milhões para 11,2 milhões. Uma das explicações é que, enquanto só a assinatura base de um telefone fixo oferecido pelas concessionárias custa cerca de R$ 40 por mês, por esse preço a Net oferece pacotes que incluem banda larga, TV e telefone.

Leila Lória, diretora-executiva da Telefônica, destaca que a Net tem 80% do mercado de TV a cabo e defende a abertura desse mercado, pois as redes de cabo tornaram-se estrutura para a oferta de multisserviços triple play, que agregam TV, internet e telefone fixo. "A banda larga, que é o mercado que tem o maior potencial de crescimento não tem restrições. A telefonia fixa também é livre, tanto que as TVs entram em voz. TV a cabo é o único com limite", criticou.

Fonte: O Estadão

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário