Mancando Livre: Cientistas descobrem fóssil de baleia com dentes colossais
Subscribe
Youtube
Heart

Pesquisadores descobriram no Peru um fóssil de cachalote gigante, que viveu há 12 milhões de anos e foi chamado de "Leviathan Melvillei", em homenagem a Herman Melville, autor de "Moby Dick", revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

Segundo Olivier Lambert, do Museu Nacional de História Natural de Paris e principal autor do estudo, este é "o maior cachalote fóssil já encontrado, com dentes colossais", de até 36 cm de comprimento, "10 cm a mais que os dentes dos maiores cachalotes atuais".

O fóssil do "Leviatã" foi descoberto em novembro de 2008, no deserto costeiro da região de Ica, no sul do Peru, por uma equipe de paleontólogos de museus de história natural de Rotterdã, Paris, Pisa, Lima e Bruxelas.

Até o momento, apenas dentes isolados deste tipo de cachalote tinham sido encontrados, especialmente no Chile.

Segundo Olivier Lambert, desta vez foi achada uma "mandíbula inferior, boa parte do crânio e dentes", mas nada do esqueleto além do crânio, o que obriga os cientistas a estimar o comprimento do cachalote.

Com um crânio de três metros, o comprimento do "Leviatã" é estimado em entre 13,5 metros e 17,5 metros, "mais ou menos o tamanho de um grande cachalote atual", destaca Lambert.

Este superpredador marinho de 12 milhões de anos e que comia baleias menores tinha um concorrente: "um tubarão gigantesco, muito maior que o atual tubarão branco, com comprimento de 12 a 15 metros", explica o cientista.

Leviatã e outros grandes cachalotes que utilizavam seus dentes para agarrar as presas desapareceram há milhões de anos, mas os cachalotes caçadores de lulas sobreviveram até hoje, como o grande cachalote (Physeter).

Fonte: YN

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário