Mancando Livre: 22/09 Dia da Defesa da Fauna
Subscribe
Youtube
Heart

Arara Vermelha inflando a penugem
Foto:Mariza Formaggini


Dia da Defesa da Fauna

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota. Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um período específico ou lugar específico.

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades em fauna e flora do planeta. Nos últimos anos, devido aos grandes impactos ambientais e a desenfreada ocupação humana, vêm ocorrendo uma grande degradação de habitats naturais e o desaparecimento de espécies e formas genéticas. Um dos mais atingidos é a fauna e, com isso, a cada dia que passa o número de espécies ameaçadas aumenta.

A fauna apresenta números relevantes em relação à biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o Brasil abriga cerca de 517 espécies de anfíbios, 468 de répteis, 524 de mamíferos, 1.622 de aves, cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos são cerca de 15 milhões de espécies.

A preservação de espécies da natureza é uma grande batalha. A baleia jubarte, o peixe-boi, a tartaruga-verde, papagaio-de-cara-roxa, mico-leão-da-cara-preta entre muitos outros animais possuem programas que estudam sua biologia e conservação.

O homem é a maior ameaça da floresta. Caça e pesca predatórias, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, garimpo e projetos agropecuários são algumas das atividades que fazem parte de uma longa lista de fatores que provocam prejuízos incalculáveis e irreparáveis para a manutenção da biodiversidade.

O tráfico de animais silvestres é um das maiores atividades predatórias. Das florestas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais a cada ano. Dentro desta estatítisca, para cada animal vendido nove morrem.

O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis. Este tráfico tem sobrevivido da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de se obter dinheiro, causando, assim, enormes e irreparáveis danos na natureza.

Para uma maior conservação da fauna, flora, ecossistemas e demais recursos naturais, foram criadas as Unidades de Conservação.

Elas abrangem várias áreas de todo o território brasileiro.


Fonte: Jornal Ponto Final

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário