Mancando Livre: Hoje é uma data muito especial, você sabia?!
Subscribe
Youtube
Heart


Você sabe quem está de aniversário hoje? Seria a Universidade em Praga (1348) ou a OMS - Organização Mundial da Saúde (1948). Quem sabe a ex-primeira dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva (1550). Há, quem sabe então a jornalista Miriam Leitão (1953), o ator neozelandês Russell Crowe (1964) ou ainda a jornalista Renata Ceribelli (1965).

Nenhum desses? Então vamos lá. Ela é uma quarentona e quase ninguém consegue viver sem ela. Mais uma dica, ela foi desdenhada por um dos seus maiores incentivadores na atualidade, revolucionou a forma com que nos relacionamos e se tornou o maior meio de comunicação da humanidade.

Há, agora sim, é ela mesma, a Internet.

Ela nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria entre as superpotências do planeta que tinham o “mundo livre” representado pelos Estados Unidos da América, e a “cortina de ferro”, representada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Com o nome de Advanced Research Projects Agency Network (1963) ou simplesmente ArpaNet, foi desenvolvido um sistema para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Lá em 1969, o matemático norte-americano Steve Crocker, então estudante de doutorado da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), juntou algumas notas de uma reunião em um documento que chamou de “Pedido ou Requisição para comentários”, do inglês “Request for Comments” (RFC1), iniciando a série de documentos que definem hoje a internet, os RFC.

O RFC 1 discutia o primeiro protocolo de comunicação, que é a língua que dois computadores usam para trocar informações. Para entender melhor, podemos exemplificar duas pessoas que não falam a mesma língua, e que precisam de uma terceira, conhecida por ambas, para se comunicar. Essa terceira língua é o protocolo de comunicação.

Não podemos mais imaginar o mundo sem determinadas invenções como a energia elétrica, o rádio, o telefone, a televisão, e é claro, a Internet.
O dia 7 de abril de 1969 é considerado então a data simbólica do nascimento desta não tão jovem “balzaquiana” que encanta a humanidade desde meados do século passado.

Apesar de alguns darem como o ano de 1990 como sendo o do nascimento da Internet, seus conceitos surgiram nos anos sessenta.

Segundo dados da Internet World Stats de junho de 2010, de uma população de aproximadamente 6,845 bilhões de pessoas, 1,966 bilhões possuíam acesso à Internet, o que representava 28,7% da população mundial.

Ainda segundo a pesquisa,
a Europa detinha quase 475 milhões de usuários, mais da metade de sua população.

Mais de 61,3% população da Oceania tem acesso à Internet,
mas esse percentual é reduzido para 10,9% na África.

Na América Latina e Caribe, quase 204 milhões de pessoas tinham acesso à Internet,
sendo que destes, 72 milhões são brasileiros.

Quarenta e dois anos se passaram, e hoje a Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação, uma verdadeira revolução na comunicação global.

Parabéns à Internert, e a todos nós que não sabemos mais viver sem esta balzaquiana

*PS: Na atualidade as “quarentonas” também são consideradas balzaquianas.

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário