Mancando Livre: SAVAG - Vocês conhecem este nome? Saiba Mais..
Subscribe
Youtube
Heart


(veja mais imagens no final do post)

Outro dia fuçando na web achei em um site de vendas essas flâmulas da Savag..
A Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha (SAVAG).
Salvei as imagens e resolvi fazer esse post..

Pra quem conheceu a Savag é legal relembrar, pra quem não conheceu (como eu, não é do meu período), é sempre legal saber um pouco mais sobre a história da aviação brasileira, principalmente da gaúcha, que afinal de contas foi onde tudo começou..
Pelo menos no que se refere a empresas legitimanente brasileiras como foi o caso da nossa querida Varig, fundada em 7 de maio de 1927.

Já um mês após sua fundação, pelo Decreto Federal nº 17832, de 10 de junho de 1927, a Varig recebia permissão oficial para estabelecer tráfego aéreo em território nacional, "sem privilégio de espécie alguma nem ônus para a União." A Varig adquiriu em seguida o hidroavião "Atlântico", bimotor para 9 passageiros, da Condor-Syndikat, empresa mercantil alemã dedicada à venda de material aeronáutico na área das Caraíbas e América do Sul. O Dornier-Wal "Atlântico", que já realizara diversos vôos de demonstração mesmo antes da constituição da Varig, foi então inscrito à Folha 1 do Livro nº 1 do Registro Aeronáutico Brasileiro, entrando a operar no que foi a primeira linha aérea regular brasileira, a famosa "Linha da Lagoa", ligando Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande por sobre o rio Guaíba e a Lagoa dos Patos, num percurso de 270 km. No início, todos os pilotos eram alemães.

História da Savag,
foi fundada em Em 25 de novembro de 1946, durante o período de maior expansão da aviação civil brasileira, marcado pela criação de diversas empresas regionais, foi fundada, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, a SAVAG.

Os idealizadores da empresa, Augusto Otero e Gustavo Kraemer, contaram com o apoio das Indústrias Leal Santos(1) para adquirir, da Panair do Brasil, os três primeiros Lockheed Lodestar, em janeiro de 1947.

Em outubro do mesmo ano, foram iniciados os serviços que ligavam as cidades gaúchas de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas, que foram expandidos ao norte do estado no ano seguinte.

Inicialmente, a empresa foi sediada na Ilha do Terrapleno, em Rio Grande, de propriedade do Ministério da Marinha, devolvida à União em 1954.

(1)Leal Santos, indústria de pescados fundada em 1889 e adquirida pelo Grupo Ipiranga em 1966, foi pioneira na industrialização do pescado no Brasil e a maior empresa nacional de pesca em receita total e exportação. Suas atividades consistiam na captura, industrialização e comercialização de pescados, abastecendo todo o território nacional com uma bem estruturada rede própria de distribuição, e exportando para o exterior, principalmente para o Japão e os Estados Unidos. Interessante né?!

A SAVAG disputava com a VARIG a maioria de suas rotas, o que despertou o interesse da Cruzeiro do Sul, que cedeu à empresa dois Douglas DC-3. O apoio de grandes empresas brasileiras à SAVAG acabou levando a VARIG a pressionar as autoridades aeronáuticas, o que, gradualmente, causou o cancelamento das linhas da SAVAG.

Em 1º de janeiro de 1966, já bastante enfraquecida e operando apenas entre Porto Alegre e Curitiba, a empresa foi definitivamente absorvida pela Cruzeiro do Sul.

Acidentes,
O início das atividades da SAVAG foi marcado por dois graves acidentes.

No primeiro, em 11 de janeiro de 1949, o Lodestar de prefixo PP-SAC caiu logo após decolar de Pelotas, causando a morte de seus oito ocupantes. Diversas fontes citam contaminação de combustível como a causa do acidente, mas não há confirmação.

Entretanto, foi no ano seguinte, em 30 de junho, que o ocorreu o maior acidente da empresa. Outro Lodestar, de prefixo PP-SAA, voava baixo entre Porto Alegre e São Borja, devido ao mau tempo, quando bateu numa árvore, no município de São Francisco de Assis. Todos os 12 ocupantes morreram. Entre eles, estavam o piloto e fundador da empresa, Gustavo Kraemer, e Joaquim Pedro Salgado Filho, senador e primeiro ministro da aeronáutica, que hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

Aeronaves
Com o bloco de prefixos reservado PP-SA, encontram-se registros de três Lockheed 18 Lodestar (PP-SAA, PP-SAB e PP-SAC) e dois Douglas DC-3 (PP-SAD e PP-SAE).

Curiosidades
Em 1953, o Aeroporto de Bagé passou a se chamar Aeroporto Internacional Comandande Kraemer, em homenagem ao fundador da empresa.
Em 19 de julho de 1954, foi uma das 11 empresas fundadoras dos Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos (SATA).



Curiosamente procurei em todos os cantos da web e não encontrei imagens dos aviões da SAVAG.. Se alguém quiser contribuir..

Gostou do Post?! Então que tal mandar um Re-Twitte?!

Garanto que não dói nadinha.. e até é gostoso..

Comentários, Elogios, Zoação e Principalmente Críticas são sempre bem vindos.. Participe!!

0 comentários:

Postar um comentário